Se você perder o cartão pré-pago, não precisa entrar em pânico. Desde que você aja rápido e tome as medidas recomendadas, você ainda pode recuperar seu saldo e solicitar um novo cartão.
Quando você perde seu cartão pré-pago, sua primeira reação deve ser entrar em contato com o emissor do cartão/banco. Em seguida, você deve informar o ocorrido e solicitar o bloqueio imediato do cartão perdido ou roubado.
Aqui estão mais algumas dicas de como agir em caso de perda ou roubo do cartão pré-pago.
Neste post
Faça o bloqueio do cartão
No momento em que você perceber que perdeu o seu cartão pré-pago, ou foi roubado, é hora de ligar para o emissor do cartão. Você deve fazer isso sem demora, pois o emissor do cartão só protegerá seu saldo se você agir rápido.
Se você esperar demais, alguém poderá usar indevidamente seu cartão e fazer compras com seu saldo. Embora alguns bancos ofereçam o serviço de proteção contra perda ou roubo do cartão, agir rápido sempre será a melhor decisão a tomar.
Você pode encontrar o telefone ou e-mail de contato do emissor do seu cartão pré-pago fazendo uma rápida busca no Google. Contudo, se o seu cartão pré-pago é Visa, aqui está uma página com contato de todos os emissores do cartão pré-pago Visa aqui. Se for Mastercard, nesta página estão todo emissores e seus sites oficiais.
O cartão pré-pago tem proteção contra roubo ou fraude?
A maioria dos cartões pré-pago estão protegidos contra roubo ou fraude. No entanto, essa proteção só é valida a partir do momento que você informa ao emissor que o cartão pré-pago foi perdido ou roubado.
Portanto, pare de ler agora e vá bloquear o cartão. A maioria dos serviços emissores de cartão pré-pago têm uma linha atendimento 24 horas. Entre em contato com o emissor do cartão ou abra o aplicativo e faça o bloqueio.
Se perder o cartão pré-pago, todas as atividades não autorizadas serão reembolsadas?
Tanto a Visa, quanto a Mastercard oferecem proteção em caso de utilização fraudulenta de cartões pré-pagos. Contudo, existem algumas limitações.
Por exemplo, se alguém usar seu cartão para sacar dinheiro no caixa 24hrs usando seu PIN, você não estará coberto. O mesmo acontece às compras feitas com o cartão quando o PIN é usado.
Portanto, nunca manter seu PIN de segurança junto com o cartão é o recomendado. O PIN é a senha de uso do cartão, diferente do CVV que está impresso no verso. Se você é uma pessoa que tem problemas em lembrar senhas, mantenha o PIN em um local secreto em sua casa.
O que acontece quando informo que meu cartão pré-pago foi perdido ou roubado?
Após perder o cartão pré-pago, sua primeira ação deve ser seguir as informações acima e bloquear o cartão. Depois disso, o emissor vai negar qualquer transação feita através desse cartão, seu saldo estará protegido.
Se você preferir um novo cartão, você poderá solicitar via aplicativo ou por telefone. Você pode transferir seu saldo para um novo cartão pré-pago virtual ou o emissor enviará um novo cartão físico para seu endereço.
Um novo cartão físico pode levar alguns dias para chegar ao seu endereço. Se puder, use um cartão pré-pago virtual. De todo modo, seu saldo restante no cartão perdido pode ser transferido para o novo cartão e você usar como quiser.
Diminua seu risco
Se até aqui você fez tudo que é necessário ao perder o cartão pré-pago, um novo cartão foi solicitado e será enviado para seu endereço. A partir de agora, diminua seu risco caso aconteça de perder o cartão pré-pago outra vez. Aqui estão algumas dicas:
- Mantenha seu saldo no cartão pré-pago baixo. Você sempre pode ter um segundo cartão que não usa, mantenha o saldo nele e transfira para o novo só quando for usá-lo.
- Não compartilhe seu cartão com terceiros
- Evite deixar o PIN do cartão anotado no verso ou em qualquer papel junto ao cartão.
- Evite compartilhar fotos do cartão na internet. Normalmente isso facilita que criminosos usem seus dados.
Conclusão
Perder o cartão pré-pago ou ter uma compra não autorizada devido a uma fraude não é a melhor experiência. Contudo, se você agir rapidamente, você poderá resolver facilmente o problema.
Espero que as informações passadas aqui ajude você a resolver a perda do cartão. Se precisar tirar outras dúvidas, você pode consultar a empresa emissora do cartão e também fazer um comentário abaixo.
Importante: nunca compartilhe suas informações do cartão em comentários ou página de contato. Informações do cartão só devem ser tratadas com o emissor do cartão. Esse site não solicita nenhuma dessas informações, conheça nossa política de privacidade e Isenção de responsabilidade.